segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

COMENTÁRIO A RESPEITO DA PEÇA

Logo que terminei de ler o auto da compadecida, uma peça que me fez refletir muito sobre o texto teatral, fui influenciado a maior interesse ao gênero. Havia lido algumas peças mas talvez faltasse melhor atenção. Este fato me fez reler o clássico de Shakespeare, Romeu e Julieta e assim me inclinar por esta porta na literatura, mas o bicho que pegou foi principalmente o estilo bem regionalizado, tanto com as mentiras fantásticas de Chicó, quanto a astúcia de João Grilio e naturalmente me veio a inspiração de escrever algo que tivesse haver com a beleza da peça de Suassuna, então mandei haver. Coincidentemente fui a um evento que o Suassuna esteve presente e ele comentou com todas as letras...Bem, quem escreve tem que publicar tirar da gaveta, para o público apreciar, tem que se expor. Verdade, andava recluso, e essa fala  do mestre me incentivou e que apresento ao leitor no blog do Omarzão.

MUNDO COMPADECIDO

(Para Ariano Suassuna)
Canto responsório ao pagão do mundo de meu Deus

Eu te pergunto por ética,
apesar de vivermos atônitos
num mundo sem conforto,
para não dizer quase torto.
E você de forma imperativa,
diz que existe só em plano,
não imagina   de quem a tem
num gesto nobre
que renuncia ao mais do que o bastante,
e dá a quem
tão pouco tem.
E diz mais, vai muito além:
de forma intimista
absolve a pessoa egoísta
que toma de quem
o bastante não tem
para se beneficiar,
e chacoalha em duvidar
se existe alguém
neste mundo de ninguém
que dá um pouco do que tem
tendo mais do que o bastante.
E ironiza de forma radical:
Ah... Só alguém especial,
que não cabe nesse mundo carnal.
O mundo é esse
de quem pode
cara de bode.
Eu te respondo:
que você só vive no oficial
esquece do que é real
o que trás consigo
uma bela história,
que nem a de  João Grilo,
e vê se te achas
cara de tacho
e abre caminho
que a gente vem vindo.
Com a força dos quatro cantos
de qualquer lugar
Até mesmo de onde o vento faz a curva,
que é para esses da tua laia
ficarem que nem bucha
esperando uso de quem sabe viver,
pra ver você
tudo não passa da graça
de quem ama e sempre se acha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário